5 found
Order:
  1. Aristóteles, inesse, Leibniz.Vivianne de Castilho Moreira - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Em diversas ocasiões, Leibniz recorre à autoridade de Aristóteles a fim de roborar sua tese da verdade como inerência do predicado ao sujeito da proposição. Não é, contudo, evidente em que medida a filosofia aristotélica poderia oferecer amparo a essa reivindica- ção. Afinal, a Aristóteles tradicionalmente se atribui uma concepção de verdade diferente, consistente em uma relação de correspondência entre a proposição e a realidade que ela se destina a descrever. Sem discutir a conhecida tese da verdade como correspondência, este (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Leibniz: razón, principios y unidad = Razão, princípios e unidade.Vivianne de Castilho Moreira & Juan Antonio Nicolás (eds.) - 2020 - Granada: Comares.
  3.  22
    Significar para si e significar para outro em Metafísica Γ 4.Vivianne De Castilho Moreira - 2015 - Journal of Ancient Philosophy 9 (1):22.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Algumas considerações sobre a noção de relativo em Categorias 7.Vivianne de Castilho Moreira - 2010 - Dois Pontos 7 (3).
    A formalização dos raciocínios a que Aristóteles se consagra nos Primeiros Analíticos é restrita, como sabemos, a proposições da forma categórica. Embora reconheça certas especificidades formais nas proposições encerrando predicados relacionais, Aristóteles parece reservar-lhes um estatuto secundário, considerando-as, em alguma medida, redutíveis a proposições categóricas. Neste artigo, pretendo examinar algumas passagens de Categorias 7 que possam lançar alguma luz sobre o estatuto que Aristóteles confere às atribuições relativas, visando melhor precisar as razões que o teriam conduzido a negligenciar um tratamento (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Review of Spranzi (2011): The Art of Dialectic between Dialogue and Rhetoric: The Aristotelian Tradition. [REVIEW]Vivianne de Castilho Moreira - 2012 - Pragmatics and Cognition 20 (1):217-221.